Quais os processos para estabelecer um orçamento eficaz na obra?

Uma das etapas mais importantes do planejamento da obra é conseguir um orçamento assertivo, a ideia é nunca faltar dinheiro para finalizar a obra, mas também não podemos extrapolar os limites da realidade.

O erro no plano orçamentário pode levar não apenas ao encarecimento da obra, como também gerar atraso e uma qualidade menor em sua execução.

Nisso, podemos elaborar algumas etapas importantes na decisão do plano orçamentário, começando pelo Projeto Executivo e Memorial Descritivo.

Essas partes são fundamentais para entender as necessidades da obra e clientes, analisando todos os pontos do projeto.

Depois, falamos sobre a Composição de Custo. Nessa etapa é possível definir como será realizado o pedido de materiais, além de calcular o tempo necessário de cada etapa e seu respectivo custo. É aqui que elaboramos os materiais utilizados, tarefas e tempo necessário.

Depois passamos para a área de Custos Diretos e Indiretos, que são muitos

Por fim, chegamos na área de Impostos, Taxas e BDI. No decorrer da obra, existem alguns custos atrelados aos impostos dos materiais e serviços, além de taxas que são pagas ao CREA/CAU e o BDI (budget difference income), que busca otimizar o orçamento final.