Entenda como a análise de construbilidade otimiza gestão de obras

Primeiramente vamos definir: o que é construbilidade? De acordo com o Construction Industry Institute (CII), o conceito é definido por “uso ótimo do conhecimento e experiência nas fases de planejamento, projeto, suprimento, e operações de campo de forma a se alcançar os objetivos gerais do empreendimento“. Ou seja, é a análise de nível gerencial que compreende desde as primeiras fases do projeto até a execução final da obra.

Essa análise é feita ainda na fase inicial da obra, e possui grande potencial de reduzir impactos no que se diz ao orçamento e tempo de entrega.

A construbilidade consegue evitar e prever possíveis dores de cabeça, como por exemplo uma peça ou caminhão que não consiga ser transportada ao local de construção, ou então, consegue prever erros na análise e fluxos de trabalho em projetos BIM.

A implementação da construbilidade consegue reduzir o custo total do projeto em até 4.3% em média, acelerar o cronograma final em até 7 .5%, melhorar a qualidade, segurança, impactos ambientais e minimizar o retrabalho.