
Regime híbrido de trabalho – Veja sua importância
A pandemia é um evento inédito que trouxe mudanças em todos os níveis no mundo corporativo. Em geral, essas alterações foram feitas para criar novas formas de trabalhar em casa e integrar processos, antes feitos em um escritório.
Em uma reportagem recente do jornal Estado de S. Paulo, a Vale contou que o home office deve ser uma realidade mesmo após a pandemia, provando mais uma vez que a empresa está além do seu tempo e por isso adota práticas consideradas tão disruptivas no mundo empresarial.
Com isso, os dez escritórios da mineradora distribuídos em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itaguaí e São Luiz do Maranhão passarão a ter modelos flexíveis de trabalho. Ou seja, colaboradores interessados em seguir com suas próprias demandas remotamente poderão dar continuidade dessa forma mesmo após o controle da pandemia.
Aos interessados e ansiosos colaboradores que desejam voltar ao dia a dia do escritório, a Vale vai disponibilizar mesas em escritórios compartilhados, os famosos espaços de coworking.
No Brasil, as empresas dedicadas aos espaços compartilhados ultrapassam 1.450 mil empresas espalhadas por 195 cidades brasileiras, de acordo com o censo Coworking Brasil.
O censo mostra também uma tendência de alta e faz com que empresários e gestores estejam em um caminho sem volta por conta da pandemia, sendo obrigados a pensar em soluções híbridas de trabalho.
Aqui na Techna-Engeplan, nós também seguimos os passos disruptivos da Vale e lidamos com processos no escritório e de forma remota. Desde o começo da pandemia, a produtividade e a eficiência nos processos nunca chegaram a ser um problema.
Pelo contrário, o regime híbrido de trabalho apresentou resultados positivos para serem compartilhados, como:
- Mais flexibilidade;
- Comodidade sob medida;
- Proporciona mais qualidade de vida;
- Reduz gastos operacionais e de locomoção;
- Proximidade da família e mais independência.
Contudo, entre todos os pontos positivos, sem dúvida a melhor vantagem é a melhora na qualidade de vida.
Seja entre gestores ou colaboradores, a rotina do trabalho pode ser desgastante uma vez que congestionamentos e situações monótonas são comuns. Aos poucos, o acúmulo dessas e outras situações causa um esgotamento mental.
Por meio do regime híbrido, você pode escolher variar e assim tornar a sua vida mais confortável. Com isso, a melhora na qualidade de vida aumenta e os profissionais motivados entregam processos mais bem acabados.
Você, gestor ou empresário que leu este artigo até o fim, pretende adotar o regime híbrido? Se a resposta for sim, saiba que nós da Techna-Engeplan estamos prontos para ajudá-lo na adaptação dos seus processos!